Melhor ou pior? O que vai mudar no programa de milhas Itaú
26 de fevereiro de 2013
São Paulo – O Itaú vai repaginar seu programa de fidelidade Sempre Presente, tornando necessário o acúmulo de 25% a mais de pontos no cartão de crédito para obter o mesmo número de milhas em programas de companhias aéreas parceiras. Contudo, as mudanças que entram em vigor no dia 1º de março incluem uma nova forma de comprar passagens aéreas: a compra direta com pontos, sem restrições de horários, assentos ou número mínimo de pontos para resgate. A novidade, na prática, dispensa a transferência de pontos para os programas de milhagem das empresas aéreas.
As mudanças do programa Sempre Presente foram antecipadas pelo Itaú para EXAME.com. Confira como o programa vai ficar a partir de 1º de março:
Mudança na paridade de pontos e milhas
Como é hoje: 1 ponto = 1 milha
Como fica em 1º de março: 1,25 ponto = 1 milha
A mudança faz com que o cliente precise de 25% a mais de pontos para obter o mesmo número de milhas, caso opte pela forma tradicional de transferir seus pontos para o programa de milhagem da companhia aérea. Se agora são necessários 10 mil pontos para obter 10 mil milhas, a partir de 1º de março o cliente precisará de 12.500 pontos para as mesmas 10 mil milhas. Na prática, essa é uma forma de tornar a nova modalidade de compra direta por pontos mais atrativa. Mas quem não quiser se arriscar a aguardar a estreia dos novos serviços do Sempre Presente, pode aproveitar os últimos dias de fevereiro para tentar trocar seus pontos.
Entre os bancos grandes, o Itaú será o único a ter essa paridade para todos os seus cartões. Todos os demais bancos manterão a paridade de 1 ponto = 1 milha. A exceção fica por conta dos cartões da linha Gold e de alguns American Express, do Bradesco, que já têm a paridade de 1,25 ponto = 1 milha, mas apenas para o Multiplus Fidelidade, da TAM. E o Bradesco já conta com a modalidade de compra direta de passagens com pontos, onde inclusive é possível comparar a compra com pontos com a troca por milhas dos programas de fidelidade das companhias aéreas. A mudança no Itaú valerá para o Multiplus, o Smiles (Gol), o Victoria (TAP) e o LANPASS (LAN). Apenas as regras do Tudo Azul, da Azul, continuarão as mesmas, pois o sistema deste programa é diferente e engloba apenas voos domésticos.
Sistema de compra de passagens com pontos
Como é hoje: o cliente é obrigado a transferir seus pontos para o programa de milhagem da companhia aérea parceira a fim de trocá-los por milhas e, em seguida, comprar passagens.
Como fica em 1º de março: o cliente poderá comprar passagens de qualquer companhia aérea pela internet usando seus pontos, sem necessidade de intermediários.
O Itaú lançará dois portais, de dois diferentes parceiros, onde os clientes do programa Sempre Presente poderão comprar passagens de todas as companhias aéreas usando seus pontos, diz Fernando Teles, diretor da área de cartões do Itaú Unibanco. As passagens já serão anunciadas em pontos, não em milhas, e o cliente fará a troca diretamente, sem necessidade de transferência de pontos.
Segundo Teles, esse processo será mais simples, e possibilitará a compra de passagens de qualquer companhia aérea, não apenas das conveniadas. Além disso, será possível efetuar a troca de pontos por passagens imediatamente, enquanto na modalidade de transferência, a troca de pontos por milhas pode levar até 10 dias. Modalidade semelhante já é oferecida pelo Bradesco e pelo Banco do Brasil, que ainda oferecem a modalidade tradicional, de troca por milhas, com paridade de 1 ponto por milha.
Fonte:
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/credito/noticias/melhor-ou-pior-o-que-vai-mudar-no-programa-de-milhas-itau