6 passos para transformar seu funcionário em um líder
21 de julho de 2013
Ter bons líderes dentro da empresa é fundamental para que a operação funcione melhor e para que o empreendedor possa se afastar das tarefas do dia a dia para ter uma atuação mais estratégica.
De vez em quando, surge um “líder nato” na organização e facilita as coisas. Mas, na maioria das vezes, é papel do gestor identificar os profissionais com potencial e ajudá-los a se preparar para a função.
"Todo profissional tem a possibilidade de se tornar um bom líder. Para isso é preciso desenvolver e aprimorar competências técnicas e comportamentais específicas", diz José Roberto Marques, presidente do IBC Coaching.
Confira as dicas do especialista para chegar lá:
Identifique o funcionário potencial
Procure identificar no dia a dia o colaborador com características de liderança. Entre essas habilidades, se destacam comunicação assertiva, comprometimento, busca por evolução contínua, criatividade, conhecimentos sobre os processos internos de trabalho, capacidade para lidar com situações de estresse e pressão e capacidade de transformar situações difíceis em oportunidades de crescimento.
Avalie o grau de confiabilidade do candidato
Encontrou alguém com um conjunto propício de características? O próximo passo é descobrir o quão confiável ele é. Um ponto importante a ponderar é se ele sabe trabalhar bem em grupo e respeitar suas decisões – liderança não pode ser confundida com autoritarismo nem com insubordinação.
Tenha uma conversa franca sobre os seus planos
Pergunte ao funcionário se ele gostaria de assumir um papel de liderança e se ele se sente preparado para tal função. Ele também deve ter disposição para aprimorar suas habilidades.
Apresente um plano de carreira
Para que o investimento que a empresa fará na formação do líder valha a pena, seus anseios pessoais e profissionais devem estar alinhados com os da organização. É importante apresentar um plano de carreira que faça sentido para o profissional. “O futuro líder deve conhecer suas reais possibilidades de crescimento e desenvolvimento da carreira dentro da organização”, diz o especialista.
Prepare-o psicologicamente
Um cargo de confiança pode gerar certa indisposição com os colegas de trabalho. É importante que o líder se sinta seguro para sair da zona de conforto e arriscar ser excluído pelos colegas.
Invista na formação
Se está claro que aquele é o profissional certo, é hora de investir na formação. Ofereça cursos de extensão, pós-graduação e treinamentos específicos em liderança. Seu papel é garantir os recursos necessários para se tornar o líder de que você precisa.
+ Postagens
-
Não há óbice para realização de novo concurso para auditor fiscal da Receita Estadual
01/08/2013 -
Hospital terá que indenizar mãe que perdeu bebê com 40 semanas de gestação, por falha no diagnóstico
01/08/2013 -
Cedae deve arcar com abrigo e exames médicos aos moradores atingidos pelo rompimento da adutora
01/08/2013 -
Juíza entende que artigo 384 da CLT é aplicável apenas à mulher
01/08/2013 -
OAB requer a STF a revogação da liminar que suspendeu quatro novos TRFs
01/08/2013