Projeto sugerido por estudantes estabelece incentivos para atividades sustentáveis
26 de agosto de 2014A União deverá conceder incentivos para o desenvolvimento de atividades sustentáveis, segundo o Projeto de Lei do Senado (PLS) 556/2013, que está pronto para ser votado na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A proposta conta com o apoio da relatora na CMA, senadora Ana Rita (PT-ES). Se aprovada na comissão, ainda vai passar pela análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes de eventual votação em Plenário.
A proposição concede incentivos fiscais, econômicos e creditícios para o desenvolvimento das seguintes atividades: geração autônoma de energia elétrica por meio de fontes sustentáveis; construção de cisternas para captação e aproveitamento de água pluvial; conservação e recuperação de recursos hídricos; capacitação de pequenos produtores e trabalhadores rurais; e capacitação profissional. O texto ainda estabelece que as instituições financeiras concederão, em parceria com o poder público, linhas de crédito facilitado para essas atividades.
Jovens senadores
A matéria é de autoria da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), com base em sugestão dos estudantes Ana Cristina Pinho, Danilo dos Santos, Douglas Frezza e Emanoella Silva – participantes do programa Senado Jovem do ano de 2012. Os estudantes que participam desse programa são conhecidos como jovens senadores.
A presidente da CDH, senadora Ana Rita, justifica o projeto apontando a necessidade de o Estado contribuir para solucionar problemas como a oferta deficiente de luz e de água no meio rural, bem como a ocupação e o uso indevido do solo no meio urbano. Assim, argumenta a senadora, a proposição busca tornar viável e acessível a implantação de atividades sustentáveis no país, por meio de incentivos fiscais, econômicos e creditícios.
FONTE: Agência Senado
+ Postagens
-
Plano de saúde é condenado a autorizar cirurgia de gestante
31/10/2014 -
Primeira parcela do 13º Salário deve ser paga até 30 de novembro
31/10/2014 -
Fisk é condenada a pagar horas extras a professora que deu aulas nas férias
31/10/2014 -
Psicólogo receberá indenização por ter sido vítima de ofensas homofóbicas
31/10/2014 -
Encontro de tribunais no STJ busca maior eficácia para os recursos repetitivos
31/10/2014