É nula extinção de contrato de seguro sem constituição em mora
21 de agosto de 2013A 4ª Câmara de Direito Civil, em decisão sob a relatoria do desembargador Luiz Fernando Boller, negou provimento ao recurso interposto por uma seguradora, que pedia a rescisão de contrato de seguro de assistência médico-hospitalar.
Uma aposentada ajuizara ação para o restabelecimento do ajuste firmado, cuja cobertura teve início em 21 de dezembro de 1992, cancelado de forma unilateral pela seguradora sob o argumento de que a segurada não teria efetivado o pagamento de parcela do prêmio vencida em 6 de outubro de 2009.
Contudo, a senhora afirmou ter feito o depósito de cheque de sua titularidade numa agência bancária, mas a instituição financeira deixou de proceder ao respectivo crédito em favor da empresa. Esta, por sua vez, ressaltou que a falta de pagamento se deu por culpa exclusiva da aposentada, que teria agido de forma displicente na tentativa de depositar a quantia devida, de modo que o imediato cancelamento do seguro constituiu consequência lógica e adequada aos termos do ajuste.
Entretanto, para o relator, ainda que ela estivesse inadimplente com relação a uma única parcela, o cancelamento automático do contrato configura atitude abusiva, colocando a segurada em desmedida desvantagem. Em seu voto, Boller avultou que “não se nega a possibilidade de cancelamento do seguro em casos de não pagamento do prêmio, mas desde que tal efeito não seja automático, sendo necessária a prévia constituição em mora da segurada, mediante antecipada notificação”. Assim, a câmara confirmou integralmente a sentença de primeiro grau. A decisão foi unânime.
Processo nº 2013.023380-5
FONTE:TJ-SC
+ Postagens
-
Hospital terá que indenizar mãe que perdeu bebê com 40 semanas de gestação, por falha no diagnóstico
01/08/2013 -
Cedae deve arcar com abrigo e exames médicos aos moradores atingidos pelo rompimento da adutora
01/08/2013 -
Juíza entende que artigo 384 da CLT é aplicável apenas à mulher
01/08/2013 -
OAB requer a STF a revogação da liminar que suspendeu quatro novos TRFs
01/08/2013 -
Cedae deve custear abrigo e exames médicos a moradores atingidos por adutora
01/08/2013