Comissão da Câmara aprova proposta de prazo mínimo para venda de franquias
21 de agosto de 2013
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou há pouco o Projeto de Lei 4319/08, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que estabelece prazo mínimo de 12 meses de funcionamento antes que uma empresa possa começar a vender franquias de seu negócio. A atual legislação sobre franquias (Lei 8.955/94) não estabelece prazo.
De acordo com a lei, a franquia empresarial (franchising) é o sistema pelo qual uma empresa cede o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição de produtos ou serviços. O relator, deputado Paulo Maluf (PP-SP), defendeu a aprovação do prazo mínimo. "A importância deste projeto de lei é garantir que a empresa que faz a franchising tenha o mínimo de tradição no mercado, para que haja uma segurança jurídica e operacional do franqueador", disse o relator.
Como a proposta tramita de forma conclusiva e já havia sido aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, ela segue para o Senado, a menos que haja recurso para análise em plenário.
Fonte: Agência Câmara.
+ Postagens
-
Mineradora deverá indenizar empregado que ficou paraplégico após acidente
18/09/2013 -
Empresa pagará adicional de insalubridade porque não comprovou neutralização do agente insalubre
17/09/2013 -
Nulidade de acórdão por ausência de fundamentação específica tem repercussão geral
17/09/2013 -
Mantido ato de pai que deixou de incluir um dos filhos na doação
17/09/2013 -
Não cabe indenização pela desapropriação das terras do aeroporto do Galeão
17/09/2013